COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

PORQUE FICO ASSIM? Adaptações do corpo na gravidez

11 janeiro 2013

Algo bem comum de ocorrer relacionado a digestão durante a gravidez é o surgimento dos desejos, conhecido como malácia. Desejo de comer substâncias não convencionais como terra, giz, vontade de ingerir alimentos específicos, que podem estar associados à carência de alguns nutrientes ou até mesmo afetiva. Uma das explicações do aparecimentos desses desejos é a estimulação do cérebro pela presença do hormônio gonadotrofina coriônica, produzido pela placenta.  
No conto de fadas Rapunzel, dos Irmãos Grimm, podemos encontrar os primeiros relatos dos desejos da gravidez como uma construção sócio-cultural, pois ainda não existem muitas explicações científicas sobre seu surgimento. No conto a mãe ainda grávida sente desejos de comer os rabanetes (rapuns) da vizinha. A bruxa enfurecida pelo sumiço em sua criação pega o bebê de nome Rapunzel para criação em decorrência dos desejos maternos. 




Durante a gravidez algumas mulheres relatam o surgimento de cáries dentárias que estão associadas a diminuição do pH da saliva unido às influências da progesterona e do estrógeno,  causando a hipertrofia da gengiva, o que dificulta a limpeza bucal adequada. 
A progesterona atrapalha a digestão a medida que atua sobre musculaturas lisas dificultando a liberação da bile pela vesícula biliar, pois tem sua atividade diminuída. Isso explica as queixas de azia, a sensação de plenitude (estômago muito cheio) e o tempo de esvaziamento gástrico aumentado.
O mesmo acontece com o intestino, sob ação da progesterona: possui sua atividade reduzida causando obstipação e o aparecimento de hemorroidas, em alguns casos.

E sistema urinário, como se altera? Quantas vezes vai ao banheiro fazer xixi? A ação da progesterona somada ao aumento do fluxo sanguíneo produzem mais urina e a compressão da bexiga, feita pelo peso do útero, gera a vontade de urinar com mais frequência. No entanto, o sistema coletor, também composto de musculatura lisa, tem seu trabalho diminuído por ação da progesterona, o que diminui os movimentos proporcionando infecções urinárias e cálculos (pedras) renais. 

Observe a posição do útero sobre a bexiga:

É notável a retenção de sódio e água (inchaço) pelo organismo grávido, possibilitando assim o arredondamento das formas corporais da grávida e hidratação adequada dos ligamentos da cintura pélvica (facilita o deslizamento do feto no momento do parto). Essa elasticidade, também proporcionada por ação hormonal, pode aumentar os casos de torções, luxações e fraturas. Neste caso, verifica-se e recomenda-se a atividade física, como caminhadas, Yoga e hidroginástica, para fortalecimento dos músculos, ligamentos e ossos.

Fonte: http://humanizauna.blogspot.com.br/