Cada vez mais pais, avós, gestantes e todos aqueles envolvidos nos cuidados com as crianças devem ser orientados quanto ao O uso correto do bebê conforto, cadeirinha, booster e cinto de segurança.
O transporte seguro da criança deve começar tão logo a mãe deixe a maternidade. Não basta o recém-nascido estar no bebê conforto.
Ele deve estar devidamente ajustado no veículo. Até completar um ano de idade, a criança deve ser transportada no banco de trás, no bebê conforto.
Lembre-se que o cinto deve ser de três pontas e ajustado no ombro. Entre um ano e quatro, na cadeirinha; entre quatro e sete anos no booster e a partir dessa idade, sempre com cinto de segurança, desde que já tenha altura apropriada.
“Freadas rápidas buracos nas pistas ou curvas fechadas podem jogar a criança de um lado para outro e se ela não estiver devidamente acomodada, pode ter lesões” afirma Dr. Sérgio Cavalcanti, ortopedista pediátrico do HVS
O ortopedista pediátrico salienta que a maioria dos acidentes com menores geralmente acontecem durante pequenos trajetos (de casa para a escola, de casa para casa dos avós, entre outros) e que numa colisão de trânsito acontecem três batidas. “A do carro com o objeto (poste, muro, árvore, outro carro), a da pessoa com o carro (volante, para-brisa etc ) e a de um órgão com outro (pulmão com as costelas, por exemplo)”, explica.
Essa última pode causar danos graves para o bebê, já que seus órgãos encontram-se muito próximos uns dos outros. Nas estradas, a maioria dos traumas também vêm de acidentes nos quais a criança não estava devidamente acomodada.
Fonte: http://www.eunascinoviladaserra.com.br/dicas/a-importancia-da-prevencao-de-acidentes-de-transito-com-criancas/