O pai tem um papel muito importante e activo na gravidez e depois do nascimento do bebê.
Muitas das vezes estes são descorados do seu papel sendo colocados no secundário quando muitas das vezes estes tem também o papel principal, pois de um momento para o outro estão envolvidos num novo mundo encontrando-se em adaptação e necessitando de todo o apoio possível.
É necessário que o pai esteja envolvido desde os primeiros dias no desenvolvimento e crescimento do bebê, indo a consultas e exames da mãe, participando em aulas de grupo de preparação para o nascimento de forma a que a cada dia este se sinta mais preparado .
O futuro pai tem um papel importante também no que toca ao apoio a futura mamã pois este terá que eventualmente suportar crises de choro, ansiedade, instabilidade emocional, e terá que ter manifestações de carinho sem que a mãe peça mas no entanto estas terão que ser recíprocas pois o pai também necessita de afecto e compreensão.
Só o simples fato do Pai chegar a casa e tocar e acariciar a barriga da mãe e falar com o bebê fará com que esta se sinta acarinhada e também com que o bebê reconheça a sua voz, durante a sua estadia na barriga e depois quando nascer.
Na altura em que a mãe estiver pronta para dar a luz deverá ser o pai a leva-la para a maternidade de modo a que esse momento seja vivido somente pelos dois, pois muita gente na hora de a futura mamãe ir para o hospital só vai atrapalhar e deixar os pais mais nervosos, muitas das vezes esquecendo-se de levar as malas tanto do bebê como da mãe.
O casal deverá decidir atempadamente se desejam que o pai assista ao parto, muitas das vezes isso traz muitos conflitos quando apenas um dos envolvidos quer que o outro assista ou não ao parto.
Sendo que tudo deverá estar bem estipulado para não ser tomada uma decisão em cima da hora pois poderá provocar instabilidade e o aumento dos níveis de ansiedade tanto do pai, como da mãe.
O Pai poderá efetuar o corte do cordão umbilical, desde que tenha sido combinado com o médico que fará o parto com antecedência. Este é um momento muito importante para o pai pois estará a desligar o filho da mão para um novo mundo.
Se for possível é bom que o pai possa passar esta primeira noite na maternidade com a mãe e novo bebê, pois será a primeira noite com várias e novas experiências. Sendo bom para os três.
O primeiro banho poderá ser dado pelo pai, ou então pelos dois, é uma sensação que irá recordar para sempre, ter aquele ser tão indefeso nas suas mãos e saber que ele depende de si, o deixará completamente extasiado e com vontade de o fazer todos os dias.
Mesmo que o pai tenha algum receio ao início de o fazer, não diga que ele não é capaz, pois este apenas está nervoso o que é totalmente normal , pois é uma grande responsabilidade.
Quando chegarem a casa cabe ao pai fazer com que as visitas não sejam muitas na primeira semana pois é necessário que a criança se adapte ao meio, e que tanto ela como os pais possam descansar, haverá tempo suficiente para as visitas poderem estar com o bebê.
Fonte: http://www.abcdobebe.com/ser-pai/o-papel-do-pai-na-gravidez.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita em nosso blog.