Os bebês crescem por saltos ou picos, o que significa que existirão períodos de aceleração intercalados por períodos de estabilidade.
Os primeiros meses de vida representam, depois da vida in-utero, o período de maior crescimento na vida do ser humano. Por isso nos primeiros 3/4 meses, os bebés passam por diversos picos de crescimento.
Nos bebés amamentados, é natural notar-se que o ritmo de mamadas aumenta. É a única forma de obter mais alimento para as suas necessidades de crescimento aumentadas.
As mães podem pensar que o seu leite já não satisfaz o bebé ou que estão a ficar sem leite - sentem a mama mole por o bebé mamar com frequência - e que precisam de lhe dar outros alimentos ou outro leite como suplemento.
Não se passa nada de errado com o leite materno - que não perde qualidade ao longo do período de aleitamento!
Nem se passa nada de errado com a mama da mãe - que está a fazer o seu trabalho produzindo mais leite com o aumento da frequência das mamadas.
Então o que fazer nestes momentos, que podem durar alguns dias?
1) Amamentar o bebé sempre que ele pedir, como sempre.
2) Confiar no leite materno e na sua capacidade de alimentar o seu bebé.
3) Confiar nos instintos do bebé, que consegue controlar a quantidade ingerida se o deixarem mamar sempre que quiser.
O bebé voltará a estar mais calmo assim que as necessidades nutricionais estabilizarem de novo.
(Nota: no caso do seu bebé apresentar estes sinais e não estar a crescer dentro do esperado, é aconselhável procurar um profissional com formação em aleitamento materno)
Fonte: www.facebook.com/
0 comentários:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita em nosso blog.