COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

Como proteger os bebês no inverno

21 junho 2012



Até os três meses, os recém-nascidos ainda não possuem as defesas imunológicas do corpo totalmente desenvolvidas. Esta circunstância é uma das causas da necessidade de cuidados extras com a saúde do bebê durante o inverno, estação do ano mais propícia ao desenvolvimento de alergias e doenças respiratórias decorrentes da queda de temperatura, diminuição da umidade relativa do ar e do aumento da poluição.
A Dra. Filumena Gomes, especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e médica-assistente da FMUSP, e aconselha que, na hora de visitar o bebê, os parentes não fiquem todos no quarto. “O ideal é que haja um rodízio de pessoas, se possível não no local onde a criança dorme”, diz. “Outro ponto crucial é a higienização das mãos antes de segurar a criança”, recomenda.
Confira a seguir, dez dicas essenciais para proteger os bebês no inverno e garantir que eles fiquem bem aquecidos, longe de doenças e dispostos para se alimentar.
Amamente A mãe que amamenta compartilha os anticorpos com o seu bebê, defendendo-o assim de várias infecções. Recomenda-se que a criança seja alimentada somente com leite materno até os seis meses de idade.
Poucas pessoas no quarto por vez Os adultos conseguem ativar o sistema imunológico com rapidez e eficiência caso entrem em contato com vírus e bactérias, mas os bebês pequenos ainda não desenvolveram essa capacidade. Portanto, as visitas devem ser em doses homeopáticas, com rodízio de pessoas. Evite também o entra e sai do quarto onde o pequeno dorme.
Quarto arejado e ar umedecido ajudamManter as janelas abertas durante o dia para renovar o ar e umidificar o ambiente são ótimas ideias para reduzir o clima seco que favorece doenças respiratórias. Boas dicas são colocar uma bacia com água ou toalha ao lado do berço. Outra dica básica é aderir aos os umidificadores de ar.
Vacinação é importanteQuem cuida do bebê – pais, avós, irmãos, babá – deve tomar a vacina da gripe para evitar ficar resfriado ou gripado. Também mantenha a carteira de vacinação do bebê em dia.
Agasalhe bemAgasalhe o bebê para dormir com body e macacões e não coloque muitas mantas, cobertores, almofadas ou outros tecidos muito fofos no berço. Ele precisa estar aquecido, mas não sufocado.
Banho de solSe não estiver muito frio ou ventando, leve o bebê para passear no sol da manhã, das 8h às 9h, por 15 a 30 minutos.
Lave as narinas com soro fisiológicoSe o ar estiver seco demais, o bebê pode ficar incomodado. Uma dica interessante é lar as narinas com soro fisiológico. Se a criança estiver com congestão nasal, pode aplicar o soro de hora em hora. Caso não resolva, inalações podem ser indicadas, mas sempre prescrita pelo pediatra.
Limpeza geral é fundamentalO acúmulo de pó pode causar alergias nos pequenos. O mais recomendado é fazer a limpeza contínua de objetos como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço, mosquiteiro, almofadas e caixas de brinquedos. Para fazer essa limpeza, use água sanitária ou cloro, mas cerifique-se de que o bebê não estará presente no ambiente nas próximas horas para que não seja exposto ao cheiro forte dos produtos.
Não ao tabagismoEvite o tabagismo a partir da gestação. Depois que o bebê nasce, estudos indicam que filhos de pais tabagistas têm mais doenças respiratórias, como crises de chiado e otite.
Animais devem ficar no quintalBebês com predisposição a alergias e doenças respiratórias podem ficar doentes se houver animais, como cães e gatos, dentro de casa. Manter os animais de estimação no quintal é uma boa saída durante o inverno.
Lascritta

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.