COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

Pós-parto: 10 minutinhos de cuidados para você

17 setembro 2012

Não é fácil voltar a cuidar de si mesma após a maternidade. Mas, essa barreira precisa ser quebrada. Veja 10 dicas simples, que vão fazer diferença na sua rotina.




1. Um banho bem tomado
Depois que nos tornamos mães, tomar um banho longo e delicioso vira luxo. Tire dez minutos para tomar aquela ducha relaxante, prestando atenção em cada parte do seu corpo. Você reorganiza as ideias e começa a cuidar de si novamente, no pos parto. Sem contar que você elimina aquele cheiro de leite, que fica impregnado durante a amamentação. A dica é começar o banho esfoliando a pele. Misture um creme esfoliante com um óleo de amêndoa, framboesa ou rosa-mosqueta para evitar o ressecamento. Comece a esfoliação, dos pés para a cabeça, em movimentos circulares, como se estivesse fazendo uma drenagem. Retire a mistura com água morna e, após o banho, passe um creme hidratante. Se não quiser esfoliar a pele, passe, somente, um óleo com um massageador corporal.
2. Cuide dos pés
O seu pezinho é uma das partes do corpo que mais sofrem com a maternidade. Fazer um escalda-pés e uma automassagem melhora (e muito) a sua qualidade de vida. Ferva a água e coloque em uma bacia com 1 colher de sobremesa de sal refinado ou grosso. Para relaxar ainda mais, coloque 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda. Acrescentar 2 gotas de alecrim ajuda a recuperar a força no pós-parto. Passe um creme nas cutículas e um óleo nas unhas e mergulhe-os na água por alguns minutos. Seque os pés e comece a massagem, com as mãos lambuzadas de óleo de banho, no sentido dos dedos para o tornozelo. Isso ajuda a circulação. Dedique-se a cada dedo e aperte bem a sola dos pés, como se você fosse amassar um pão, com muito carinho. Enrole os pés em um papel filme por 2 minutinhos para que o creme penetre na pele. Eles ficarão novos!
3. Faça uma refeição sem pausa
Comer bem vira objeto de luxo quando se tem um bebê em casa. Mas é muito importante fazer uma refeição tranquila, de vez em quando. O alimento quentinho conforta e dá aconchego. A dica aqui não é, necessariamente, sentar-se para fazer uma super-refeição, com entrada, prato principal e sobremesa. Mas é legal pensar que um sanduíche de queijo é mais gostoso quentinho do que frio e que é bacana você comer tudo até o final e deixar que o maridão pegue o bebê, caso ele chore.
4. Coloque o papo em dia
Está cansada de só falar sobre o universo maternal? Por que não ligar para aquela amiga que não tem filhos e saber das notícias do “mundo lá fora”? Com certeza, ela também vai querer saber todas as novidades sobre sua nova vida no pós-parto. E qual é a mãe que não tem vontade de contar tudo o que o filhote faz? Em alguns momentos, conversar com uma amiga querida estabelece uma conexão com o mundo e isso faz você retomar, aos poucos, sua identidade, agora como mãe.
5. Leia algumas páginas daquele livro espetacular ou da sua revista preferida
Talvez você não consiga ler por mais de dez minutos, mesmo. Ou porque o neném não vai “deixar”, ou porque você não vai ter concentração para isso. Mas, se você ama livros e revistas, retome esse hábito aos poucos. Você pode começar por livros de contos ou leitura de blogs... Experimente!


6. Alongue o corpo
O bebe dormiu ou está brincando no cercadinho? Aproveite para se alongar e tirar um pouco da ferrugem pós-parto. O alongamento ajuda a relaxar as costas e tirar o peso das pernas e dos braços. Sente-se em posição de borboleta e estique o corpo para a frente. Fique em posição ereta e alongue o corpo até colocar as mãos nos pés. É revigorante!
7. Massageie a si mesma
O corpo da mulher fica realmente muito cansado no pós-parto. Durante o dia, você pode fazer pequenas paradas para sessões de automassagem. Para aliviar dores nas mãos, pressione a região entre o dedo indicador e o polegar. Se o desconforto for nos braços, aperte a região peitoral com a mão e pare, repetidamente. Se tiver dor de cabeça, pressione, com o polegar, a região da mandíbula até aliviar a sensação dolorosa.
8. Faça exercícios de respiração
Respirar é tão automático que a gente nem presta atenção no quão importante esse mecanismo é. Quem ainda é iniciante nas técnicas de respiração deve inspirar o ar projetando o abdômen para a frente, pensando em encher a parte baixa dos pulmões. Retenha o ar por alguns segundos e expire. Se quiser ganhar energia, respire rapidamente. Use apenas a parte baixa do pulmão, inflando a barriga. Inspire e expire o ar com força, repetindo o exercício por cerca de 1 minuto. Se sentir vertigem, pare e respire normalmente. Algumas pessoas são mais sensíveis, por isso devem se manter sentadas.
9. Escreva! Coloque as suas emoções para fora
Para algumas pessoas, escrever é uma ótima forma de externar os sentimentos e organizar as ideias. Se você é desse time, fazer um diário ou atualizar o livro do bebê é uma ótima forma de se distrair e ter um tempo seu. Caso você seja ligada em internet, criar um blog pode ser uma experiência gratificante. Além de desabafar, é possível compartilhar seus sentimentos com outras mães, que irão ler seu conteúdo e comentar suas experiências.
10. Coloque o bebê para dormir e namore!
É claro que namorar pode (e deve) durar mais do que dez minutos! O importante é não se esquecer do quanto é delicioso retomar a vida sexual com o maridão no pós-parto. Mas não estamos falando só de sexo. Você se lembra da última vez que ficou abraçadinha com ele, no sofá, assistindo a um filme?
Fonte: 
http://bebe.abril.com.br/materia/pos-parto-10-minutinhos-de-cuidados-para-voce






0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.