COMPRE AQUI PELA NOSSA LOJA VIRTUAL

UMBIGO DO BEBÊ

10 julho 2012

O pediatra deu todas as instruções necessárias e garantiu que não é difícil. Mas, uma vez em casa, sozinha com seu bebê, você não consegue deixar de morrer de medo. Afinal, como tratar do umbigo de um recém-nascido?





HIGIENIZAÇÃO


O pediatra Paulo Roberto de almeida diz que o coto umbilical deve ser higienizado, pelo menos, quatro vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Com um chumaço ou uma haste de algodão, a mamãe deve limpar suavemente a base onde o coto se insere na barriga. Enquanto houver secreção e o algodão sair escuro, repita a limpeza. 
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O choro não é de dor, mas pelo incômodo da temperatura fria do álcool. "para fazer a higiene, a mãe só precisa lavar bem as mãos e manter as unhas curtas." Afirma Almeida.


QUANDO VAI CAIR?


O umbigo deve cair dentro de 7 ou 15 dias. Depois da queda, a região ainda deve ser limpa com algodão e álcool por, pelo menos, 10 dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.


ATENÇÃO


* Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região.
* Não use mercúrio ou merthiolate na higienização do coto. No caso do mercúrio, "camufla" uma possível infecção devido à cor avermelhada.
* Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, com secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.


Fonte: Revista Mix Mamãe e Bebê - O Liberal - Por Ana Carolina Leal

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita em nosso blog.